Como criar planos de aula e atividades STEM

Os planos de aula de STEM podem parecer complexos e complicados de desenvolver, mas uma vez que você começa a aplicar os princípios de STEM às lições, torna-se uma segunda natureza trazer esses pilares da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e até Artes! Aqui na STEAM Powered Family, gostamos de incorporar as artes em nossas aulas o máximo possível e de aumentar nossas atividades. Para simplificar, usarei STEM como o termo ao longo deste artigo, mas tudo aqui também se aplica ao STEAM. Em outros artigos, discutimos os benefícios das lições e atividades STEM e o valor das estratégias de ensino baseadas na investigação . Agora sabemos o valor do STEM, mas como você pode criar planos de aula para STEM? Para muitos, pode parecer imensamente complicado, mas não é tão complicado, especialmente se você seguir estes cinco passos simples.

CRIANDO PLANOS DE LIÇÃO DE TRONCO

Vamos ao que interessa, como é a educação em STEM? Em artigos anteriores, estabelecemos que, para ser considerada uma atividade ou lição STEM, é necessário incluir pelo menos 2 pilares, de preferência mais. Depois de começar a procurar maneiras de aprimorar suas aulas com o STEM, você perceberá como é fácil criar atividades interdisciplinares que realmente envolvam seus alunos. Ao iniciar o STEM, a primeira coisa que precisa acontecer é desenvolver as lições e atividades. Uma lição de história rapidamente se torna uma lição STEM com algumas mudanças no foco. Um estudo no Egito Antigo se torna um desafio de engenharia, ciência (física) e matemática, à medida que os estudantes projetam catapultas, talvez eles criem um vídeo (trazendo tecnologia e artes) para compartilhar o que aprenderam sobre história, guerra antiga e engenharia de seus conhecimentos. catapultas de modelo próprio. De repente, sua única lição é uma atividade STEAM completa, usando todos os pilares da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Parabéns, você tem a atividade STEAM perfeita!

5 ETAPAS SIMPLES PARA CRIAR PLANOS DE AULAS STEM

STEM e STEAM é sobre como integras as diversas áreas  para trabalhar como um todo, em vez de assuntos independentes. Como isso pode ser aplicado de maneira prática e fácil? A aplicação do STEM em uma lição pode ser realizada com 5 etapas.

# 1 DESENVOLVA AS IDÉIAS

Faça uma reflexão sobre o assunto inicial, como o nosso exemplo do Egito Antigo. Sozinho como professor ou em grupo com seus alunos, faça um brainstorming das muitas idéias, tópicos e áreas em que você pode se concentrar nesse tópico abrangente. Crie uma grande lista. Nada é muito grande ou muito pequeno neste momento. Embora possa ser tentador fazer isso sozinho como professor, esta é a oportunidade perfeita para envolver os alunos, para que eles adquiram alguma propriedade do aprendizado e sejam investidos na lição.

# 2 INVESTIGAR

Investigue as idéias individuais relacionadas ao tópico principal e veja quais conexões você pode fazer. Quais áreas se sobrepõem? Como você pode reunir as idéias individuais de uma maneira que faça sentido?

# 3 APLICAR

Aplique os 4 pilares do STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e considere adicionar o quinto pilar das Artes. Quais você pode trazer para a lição de maneira significativa e relevante? Nem todas as lições incorporarão todos os 5 pilares, mas você deve tentar ter uma forte descoberta em pelo menos 2.

# 4 CRIAR

Crie e conduza sua lição. Esteja preparado para erros. Esteja preparado para a exploração. Esteja preparado para as provas da descoberta. STEM é orientado por processos e perguntas. Mergulhando os alunos no assunto de vários ângulos. Pode ficar confuso, mas isso não significa que o aprendizado não está acontecendo. Às vezes, as lições mais confusas fornecem as oportunidades de aprendizado mais poderosas. Esteja preparado para orientar e auxiliar o aprendizado, conforme necessário. Não se esqueça das 4 etapas das Estratégias de Ensino Baseadas em Inquérito.

# 5 REFLEXÃO

Reflita sobre o que funcionou e o que não funcionou após cada lição. Com o tempo, você se tornará melhor em julgar: – Quais técnicas são melhores para você e seus alunos. – Prevendo o que você pode realizar no tempo previsto. – Compreender o que realmente envolve seus alunos e capta seu interesse, tornando-os alunos motivados. Finalmente, faça tudo novamente na sua próxima lição! Criar lições STEM é altamente gratificante. Envolve os alunos, os motiva e, na maioria das vezes, torna o aprendizado muito divertido. E quando aprender é divertido, não é trabalho, e as crianças aprendem a amar! Traduzido do site https://www.steampoweredfamily.com/