Compreendendo e Aplicando 4 Estratégias de Ensino Baseadas em Perguntas
Estratégias de ensino baseadas em perguntas são uma ferramenta poderosa para educadores que desejam se conectar com seus alunos e aplicar os princípios STEM. Mas alguns alunos realmente lutam com a natureza de forma livre que o aprendizado do STEAM pode assumir. A falta de estrutura pode ser intimidadora e preocupante para aqueles acostumados com a natureza passo a passo normalmente usada para ensinar tópicos da escola. Para os novos alunos desse tipo de aprendizado, lembre-se dos 4 tipos diferentes de instrução de inquérito e use o mais apropriado para seus alunos, projeto e situação.
CONSULTA ESTRUTURADA
A investigação estruturada segue a linha dos métodos tradicionais de ensino. O professor lidera os alunos enquanto trabalham juntos durante o processo em sala de aula. Vamos usar uma lição no Egito Antigo como exemplo, onde a lição STEM envolve a construção de catapultas. Com uma investigação estruturada, o professor dá as lições e, em seguida, todo o material, com instruções detalhadas que eles usam como classe para montar suas catapultas. É aqui que muitas pessoas se encontram ao fazer o STEAM, mas um objetivo a longo prazo deve ser o de trabalhar com outras abordagens para incentivar as crianças a desenvolver suas habilidades como aprendizes e pilotos em sua jornada de aprendizado.
CONSULTA CONTROLADA
A consulta controlada é realizado dentro de uma estrutura estabelecida pelo professor. O professor fornece o contexto, iniciando idéias, ferramentas e talvez até alguns objetivos. Em seguida, os alunos aplicam o que recebem e passam pelas etapas do processo. Nessa abordagem, o professor pode permitir que os alunos projetem e construam suas próprias catapultas, usando suas próprias idéias e inspiração. Amostras ou idéias podem ser oferecidas, mas os alunos são livres para criar seus próprios projetos.
CONSULTA GUIADA
A pesquisa guiada envolve a escolha do tópico ou perguntas do professor e, em seguida, os alunos desenvolvem seus próprios métodos de pesquisa e processos para avançar nos conceitos. Com o nosso exemplo, o professor pode ensinar conceitos de engenharia e guerra no Egito Antigo. A partir daí, os alunos pesquisam e constroem suas opções de itens a partir do período. Ou eles podem escolher uma direção diferente. Eles podem optar por criar uma apresentação, desenvolver desenhos de engenharia em vez de construir uma catapulta ou até mesmo fazer uma reportagem em vídeo.
CONSULTA GRÁTIS
O Inquérito gratuito permite que os alunos se apropriem do aprendizado, incluindo seleção de tópicos, perguntas, métodos e objetivos. Nesse caso, o professor permite que os alunos escolham as idéias que desejarem no tópico principal do Egito Antigo. Eles podem se aprofundar no tópico da maneira que desejarem e explorar os conceitos e idéias que os atraem. Isso requer muita autodisciplina e conforto com o aprendizado autodirigido. É melhor aguardar até que os alunos se sintam à vontade com o aprendizado conduzido pelo aluno antes de iniciar uma consulta gratuita.
QUANDO AS ESTRATÉGIAS COMEÇAM A FALHAR
Não tenha medo de ir de um nível para outro, mesmo no meio de um projeto. Lembre-se de que o STEAM e as estratégias de consulta são adaptáveis. Sinta-se livre para girar e seguir novas direções, conforme necessário. O objetivo é aprender, não seguir um caminho definido. Estes não são gravados em pedra, adapte-os conforme necessário para atender às suas necessidades.
Você pode ler sobre o que aconteceu quando eu mudei para a aprendizagem baseada em perguntas aqui .
APRENDER A FAZER A APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO É FUNDAMENTAL
Aprender a fazer um aprendizado baseado em problemas ou perguntas é uma parte importante do processo. Os professores não devem esperar que as crianças saibam intuitivamente como aprendizes motivados, que podem abraçar a liberdade dessas abordagens. Pelo menos não no começo. Como professor, ainda precisamos estar lá para apoiar e ajudar os alunos. Às vezes, apenas se sentir confortável com novos processos ou técnicas de aprendizado é a lição mais importante do dia. A autoconfiança na capacidade de aprender é a chave para capacitar um aluno a se tornar um aprendiz ao longo da vida. Não subestime a importância de gastar tempo ensinando as crianças a aprender, como apropriar-se da aprendizagem e também como trabalhar em equipe.
Nota: Trabalhar em equipe é diferente de trabalhar em grupo. Trabalhar em equipe incentiva cada membro a trazer seus melhores pontos fortes e habilidades para a mesa e depois compartilhá-los. Trabalhando dessa maneira juntos, toda a equipe se torna mais forte e mais eficiente. A capacidade de trabalhar em equipe é importante e uma habilidade que precisa ser aprendida. As atividades do STEAM e o aprendizado baseado em perguntas podem ser uma ótima ferramenta para aprender habilidades eficazes de trabalho em equipe.