Quais as vantagens de ser um Franqueado ?
° Expansão: Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.
° Marca: Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.
° Contrato: Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo. Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.
° Gestão: Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade. A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio. Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.
° Fornecedores: Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades. Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.
° Padronização: É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo? Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.
Principais vantagens para o franqueado:
° Independência jurídica e financeira: Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.
° Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento: O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.
° Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado: Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
Contar com o apoio do franqueador: As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
° Existência de um plano de negócio: Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.
° Melhor planejamento dos custos de instalação: Numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Principais vantagens para a empresa franqueadora
Desde que a rede de franquias seja estruturada, implantada e gerida da forma adequada, e que a franqueadora esteja suficientemente capitalizada e conte com uma equipe qualificada, a adoção do modelo de Franchising costuma permitir que a empresa alcance:
° A criação e rápida expansão de uma rede de pontos de venda (ou de interação) exclusivos: O que propicia uma melhor cobertura de mercado sem a necessidade de dispor de um alto volume de recursos próprios (tanto financeiros, como humanos);
° A viabilidade de implantação e funcionamento de pontos de venda exclusivo: Mesmo em mercados onde uma unidade operada pela própria franqueadora poderia não ser viável, já que, em situações de baixa rentabilidade, uma pequena empresa, por suas próprias características, pelo regime tributário a que pode se sujeitar de acordo com a legislação brasileira em vigor e mais uma série de fatores, tende a ser lucrativa em mercados nos quais uma corporação maior não se viabiliza
° Maior efetividade em cada um dos pontos que compõem a rede: Já que, em cada um deles, o dono estará por perto, conhecerá o mercado, os hábitos e a cultura de sua região, utilizará os processos e métodos que comprovadamente dão certo (desenvolvidos pelo próprio franqueador), e geralmente motivado e disposto a fazer um esforço extra para conquistar e manter clientes, já que depende disso para maximizar o retorno do investimento que fez no negócio e para gerar os recursos de que necessita para viver dignamente e realizar seus sonhos de consumo;
° Pela própria natureza do Franchising: A possibilidade de exercer legalmente, sobre as atividades de cada unidade integrante da rede, um grau de controle bastante superior do que o que normalmente lhe seria possível em relação a outros canais de vendas, podendo definir como deverá se dar a experiência de consumo proporcionada a cada cliente final. E, o que é melhor, sem o risco de que este controle leve à caracterização de vínculo trabalhista, já que a lei em vigor (Lei no 8.955) estipula expressamente que não existe tal vínculo entre franqueador e franqueado;
° Aumento de sua escala de compras: Pois quem compra em quantidades maiores tende a obter melhores preços e condições de pagamento, além de ter acesso a benefícios como “rebates”, verbas para Marketing cooperado e outros; e geração de receitas adicionais, como royalties e outras taxas que sejam convenientes e possíveis de se cobrar dos franqueados.